Últimos dias de inscrições de filmes no 7º Festival de Cinema Baiano

Feciba é um dos grandes eventos culturais da Bahia
Renata SantAnna

7ª edição do Festival de Cinema Baiano (FECIBA) recebe até domingo, dia 31 de janeiro, inscrições de filmes realizados exclusivamente por baianos entre os anos de 2016 e 2021. Estes últimos cinco anos marcam o hiato de tempo sem a realização do Festival, e com isso, o evento pretende destacar a safra mais recente de produções cinematográficas.

 Cada realizador que tiver o seu filme selecionado receberá um valor em dinheiro e também participará de um dos debates propostos pelo evento.  O resultado da seleção será divulgado até o dia 20 de fevereiro. Para saber mais sobre como inscrever a sua produção, acesse https://feciba.com.br/ 

Devido à pandemia da COVID-19, a programação deste ano será totalmente online, além de gratuita, incluindo mostras que somam exibições de 50 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens.

De acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), a Bahia é o sexto estado em quantidade de produtoras audiovisuais nela cadastradas. Por isso, desde a sua primeira edição, o FECIBA já teve mais de 12 mil espectadores, 282 filmes exibidos, sendo conhecido por ser palco de inúmeros encontros, trocas e discussões entre diretores, produtores e entusiastas do cinema.

FECIBA 7 – Esta edição terá dez dias de programação, realizando ainda 20 lives/debates com nomes reconhecidos do audiovisual baiano, além de quatro oficinas de formação em cinema, entre os dias 15 a 26 de março. Todos os debates terão interpretação em Libras como forma de conferir acessibilidade, o que possibilitará ainda mais o alcance de público, promovendo inclusão.

O FECIBA é uma produção do Núcleo de Produções Artísticas (Núproart) e da Voo Audiovisual. Esta edição tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. Acompanhe as redes sociais Instagram @feciba, YouTube e Facebook: FECIBA - Festival de Cinema Baiano.